sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dia Mundia da Hemofilia

Comemora-se hoje, dia 17 de Abril, o Dia Mundial da Hemofilia sob o lema “tratamento para todos”.
Para a Federação Mundial de Hemofilia a escolha do tema “tratamento para todos” significa o direito que têm todas as pessoas com este problema a um tratamento seguro e eficaz.
A hemofilia é um distúrbio da coagulação do sangue, pouco comum, que afecta cerca de 400 mil pessoas em todo o mundo.
A Associação Portuguesa dos Hemofílicos assinala este dia através da distribuição de folhetos, boletins e brochuras alusivos à doença, em vários locais de Lisboa e do Porto.
in, Portal da Saúde, 17 de Abril de 2009
A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas que são os elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo, entram em acção para estancar o sangramento. Os indivíduos portadores de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal. Os factores de coagulação são vários que têm uma sequência própria, no final da sequência forma-se o coágulo e acaba com o sangramento; num hemofílico um desses factores não funciona ou seja o coágulo não se forma, o sangramento continua.
A hemofilia é uma doença congénita hereditária que se caracteriza por hemorragias difíceis de controlar, por vezes espontâneas ou devidas a pequenos traumatismos com insuficiente e lenta coagulabilidade do sangue. Manifesta-se quase exclusivamente em indivíduos do sexo masculino.

Sem comentários:

Enviar um comentário