quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia do Enfermeiro


Comemorou-se no dia 12 de Maio, o Dia Mundial do Enfermeiro, em memória da pioneira da Enfermagem moderna, a inglesa Florence Nightingale (que nasceu a 12 de Maio de 1820).
A enfermagem, como uma ocupação assalariada que pode atender à necessidade de mão-de-obra nos hospitais, surgiu quando Florence Naghtingale criou uma Escola de Enfermagem num hospital inglês, em 1859. Ela havia dado assistência aos soldados britânicos da Criméia, envolvidos, juntamente com franceses e turcos, numa guerra contra a Rússia, em 1854. Mas a prática de cuidar de enfermos teve origem na evolução dos tratamentos de saúde ao longo da história. Inicialmente, estava associada ao trabalho feminino, pela prática do cuidar nos grupos nômadas primitivos, fazendo partos, por exemplo. Como a cura, com o tempo, passou a ser sinónimo de poder, acabou dominada pelo homem.
Dentre as enfermeiras voluntárias brasileiras destacou-se Ana Néri (1814-1880). Pelos socorros prestados durante a Guerra do Paraguai (1865-1870), ela passou a ser considerada "Mãe dos Brasileiros" e símbolo da enfermagem nacional.

Pedro Barbosa nº24 5ºH

Sem comentários:

Enviar um comentário